A partir do Chrome 78, o navegador muda automaticamente para servidores compatíveis com DoH para determinados provedores de DNS.

O Google anunciou planos para testar oficialmente o novo protocolo DNS sobre HTTPS (DoH) no Google Chrome a partir da v78, com lançamento previsto para o final de outubro deste ano.

O protocolo DNS sobre HTTPS funciona enviando solicitações DNS para resolvedores DNS compatíveis com DoH especiais. O benefício vem do fato de as solicitações de DNS serem enviadas pela porta 443, como tráfego HTTPS criptografado, em vez de texto não criptografado, pela porta 53.

Isso oculta solicitações de DoH no fluxo interminável de tráfego HTTPS que se move pela Web a qualquer momento do dia e impede que observadores de terceiros rastreiem os históricos de navegação dos usuários gravando e analisando seus dados DNS não criptografados.

As notícias que o Google está analisando para testar o DoH no Chrome são exatamente quando a Mozilla anunciou planos no fim de semana para habilitar o DoH gradualmente por padrão para um pequeno subconjunto de usuários nos EUA no final deste mês. Se o plano da Mozilla for conforme o esperado, o fabricante do navegador espera ter o recurso ativado por padrão para todos os usuários dos EUA até o próximo ano.

PLANO DoH DO GOOGLE

O plano de DoH do Google difere porque o fabricante do navegador ficou para trás no suporte a esse novo protocolo. O Firefox tem suporte a DoH desde o ano passado, enquanto os desenvolvedores do Chrome o adicionaram apenas em maio deste ano.

Enquanto o Firefox já executou inúmeros testes de DoH, o Google só agora está começando a testar o protocolo de dois anos. O primeiro teste público do Google está agendado para 22 de outubro, quando o Google lançará o Chrome 78.

Leia mais



Thursday, September 19, 2019

« Voltar